Recanto da Natureza vai ter PT próprio
Resultado de um investimento superior a 30 mil euros, na semana passada, foi montado no Recanto da Natureza um Posto de Transformação (PT), como forma de terminar, definitivamente, com os problemas de fornecimento elétrico que a instituição se tem confrontado nos últimos meses.
Manuel Justiniano, presidente da direção do Recanto da Natureza, fala do maior investimento que vai ser feito este ano e que pretende “resolver um problema grave que afetava toda a instituição”.
“Não foi fácil chegar até ao presente momento em que esteve no terreno uma equipa, em sintonia com a EDP, a montar uma linha dedicada de abastecimento elétrico para o nosso Recanto da Natureza”.
“Atravessámos uma altura em que tínhamos mais de dez cortes no abastecimento por dia, o que originava avarias nos equipamentos elétricos, especialmente da nossa lavandaria”.
Este responsável diz que, após o PT estar em funcionamento, vai ser dobrada toda a capacidade de abastecimento elétrico, ou seja o Recanto da Natureza passará a ter uma capacidade de 160 KVA.
“Agora compete à EDP a ligação da baixada elétrica, o que deverá acontecer muito brevemente”, acrescentou Manuel Justiniano, recordando que, há um ano atrás, foi instalado um gerador para abastecer toda a instituição em caso de falha de energia elétrica.
O gerador, que teve, na altura, um custo de cerca de 26 mil euros e, segundo Manuel Justiniano, tem o propósito de garantir que há um fornecimento contínuo de energia. Ou seja, “se existir alguma instabilidade no fornecimento, seja originado pela empresa de eletricidade, seja por condições relacionadas com alterações meteorológicas, o Recanto da Natureza nunca fica às escuras”.
Manuel Justiniano refere que “a compra do gerador surgiu, após a passagem da última tempestade, Leslie, que afetou muitas instituições como a nossa. Algumas IPSS, localizadas na região centro do país, ficaram 4 ou 5 dias sem eletricidade”.
“Ficar sem energia elétrica numa instituição como a nossa é extremamente gravoso para os nossos utentes, pelo que a direção acredita que fez um investimento absolutamente necessário e que em muito pode melhorar a qualidade de vida dos nossos utentes em caso de falha de energia”, afirma Manuel Justiniano, sublinhando que “os problemas no abastecimento e a autonomia do Recanto da Natureza ficam, agora com a montagem do PT, resolvidos”.